O governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou a suspensão da ordem “stay-home”, que limitava o distanciamento dos residentes de suas casas e mantinha os comércios não-essenciais fechados.
A decisão foi feita em resposta à melhoria das condições do coronavírus, mas as autoridades de saúde locais expressaram preocupação de que isso possa fazer com que os residentes baixem a guarda.
A Califórnia está passando por um “achatamento da curva”, disse Newsom durante uma coletiva de imprensa virtual na segunda-feira. “Tudo o que deveria estar para cima está para cima, tudo que deveria estar para baixo está para baixo – taxas de casos, taxas de positividade, hospitalizações, UTIs”.
O estado passou por uma crise nos últimos meses, com hospitais lotados, novas variantes do vírus. Com a vacinação em andamento e o relaxamento nas medidas restritivas, os comerciantes estão otimistas.
A nova medida permite que os restaurantes sirvam refeições ao ar livre. Salões de cabeleireiro, manicures e outros negócios podem reabrir e os varejistas podem ter mais clientes em suas lojas.
O estado também está suspendendo o toque de recolher das 10 p.m. às 5 a.m., mas San Francisco o está mantendo. O prefeito London Breed disse que as refeições em restaurantes ao ar livre podem ser retomadas na quinta-feira.
O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse que a cidade seguirá as regras do condado que permitem jantares ao ar livre em restaurantes a partir de sexta-feira.
“Devemos continuar a proteger nossos funcionários médicos, nossos entes queridos e nossa comunidade. Isso significa usar máscara, praticar o distanciamento físico e seguir as diretrizes de saúde pública”, disse Garcetti.
Com a decisão, também aumenta a expectativa de que em breve Downtown Disney possa reabrir seus restaurantes, e em seguida os parques de diversões.