A startup de robótica Nuro agora tem aprovação do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para realizar serviços de delivery no estado. As entregas serão feitas por carros autônomos, sem motorista.
Desde 2017 a empresa tenta tirar a ideia do papel, quando o estado da Califórnia concedeu autorização para testes, mas com motoristas de segurança dentro do veículo. Já em abril de 2020, a empresa foi liberada para começar a fazer testes sem motoristas, e só em dezembro saiu a concessão para a realização do serviço.
Há anos é possível encontrar veículos autônomos em San Francisco e no Vale do Silício, mas a Nuro é a primeira empresa a conseguir permissão para realizar um serviço pago.
As primeiras entregas da Nuro serão feitas em veículos do tipo Prius, modificados para serem autônomos. Após o período de adaptação, o serviço será feito por veículos R2, sem assento de motorista ou espelhos retrovisores.
“R2 foi propositalmente projetado para a segurança, com um design que prioriza o que está fora – as pessoas com quem compartilhamos as estradas – sobre o que está dentro”, explica David Estrada, chefe jurídico e oficial de políticas.
O veículo tem uma velocidade máxima de 35 mph, equivalente a 56 km/h, e uma pequena estrutura de quatro pés. Ele opera com imagens térmicas, radar e câmeras de 360 graus para dirigir na via pública.
As entregas começarão em duas comunidades próximas à sede da Nuro, em Mountain View, mas ainda sem uma data definida. Com a Nuro será possível receber em casa comida, remédios e outros itens de delivery.