A cidade de Squaw Valley fica próxima ao Lake Tahoe e já foi sede das Olimpíadas de Inverno em 1960. Recentemente, uma proposta para mudar o nome da cidade foi apresentada pelo Orange Cove City Council.
Segundo o conselho, o nome da cidade remete à violência sofrida por mulheres nativas americanas, durante o período colonial do país. Isso porque o termo “squaw” também pode ter conotação sexual pejorativa.
“[Ele] perpetua uma narrativa sexualizada, exploradora e humilhante que continua a enfocar os desejos e a repulsa dos primeiros euro-americanos nos corpos das mulheres nativas americanas”, afirma a nota apresentada.
Uma das histórias que apontam a origem do nome do vale, diz que o povo nativo americano Washoe usava o vale como terreno tribal antes da Corrida do Ouro, na Califórnia de 1849. Quando os viajantes em direção ao oeste encontraram o vale pela primeira vez, viram apenas mulheres e crianças, pois a maioria dos homens estava fora para caçar, e o chamavam de Squaw Valley.
Em tradução literal, “squaw” pode significar “mulher de pele vermelha”, mas em inglês a palavra carrega um tom ofensivo para mulheres indígenas, e pode ser sinônimo tanto para denominar a genital feminina, quanto “mulher de má reputação”, de acordo com o veículo local GV Wire.
A petição pede para que a cidade seja renomeada para “Nim Valley”, e conta com mais de 300 assinaturas. O prefeito da cidade já se posicionou afirmando que não votará a favor da mudança do nome.