Localizada no sudeste da Europa com mais de 45 milhões de habitantes, a Espanha é um país encantador, com diversas opções de atrações turísticas, como museus, galerias de arte, restaurantes que prometem experiências gastronômicas e jardins fabulosos.
Bora falar hoje sobre o mapa da Espanha e dar aquela mergulhada na história de tudo isso?
Onde a Espanha fica no mapa da Europa?
Com fronteiras terrestres com Portugal a oeste, e com a França a nordeste, a Espanha é banhada pelo Mar Mediterrâneo a leste e pelo Oceano Atlântico a oeste.
Essa posição estratégica dá ao país uma rica diversidade geográfica e climática, resultando em paisagens deslumbrantes.
Além disso, a Espanha compartilha fronteiras marítimas com o Marrocos, na região do Estreito de Gibraltar, estabelecendo uma conexão entre a Europa e a África.
Na Europa, a Espanha ocupa uma posição estratégica, não apenas pelas suas conexões terrestres e marítimas, mas também pela sua importância histórica e cultural.
Como um dos países mais visitados do continente, a Espanha encanta turistas de todo o mundo com sua rica herança, monumentos icônicos e cenários naturais deslumbrantes.
Veja o mapa da Espanha e entenda melhor o país
A Espanha é composta por 17 comunidades autônomas que são subdivididas em províncias. Cada comunidade autônoma possui um governo regional e uma capital.
Cada uma delas possui suas próprias características culturais, históricas e geográficas, tornando o país diversificado e super interessante para visitar.
A Espanha possui uma área de 505.990 quilômetros quadrados, o que a torna o maior país da Europa Meridional.
Como é a Espanha geograficamente?
A localização privilegiada da Espanha na Península Ibérica proporciona uma variedade impressionante de elementos geográficos, que vão desde montanhas até praias paradisíacas. Vou citar aqui alguns deles:
- Cordilheira dos Pirineus: Esta incrível cadeia montanhosa, que serve como fronteira natural com a França, oferece vistas absurdamente lindas e é um paraíso para os amantes de trekking e esportes de inverno.
- Planície da Andaluzia: Conhecida por suas extensas plantações de oliveiras e clima ameno, a região da Andaluzia encanta com sua beleza rural e tradições culturais únicas.
- Rio Tejo: Este importante rio espanhol, que atravessa a capital Madrid, desempenha um papel fundamental na geografia e na vida cotidiana dos espanhóis, dando a chance das pessoas observarem paisagens urbanas lindas, além de aproveitar locais de lazer.
- Costa do Mediterrâneo: Com suas praias de areia dourada e águas cristalinas, a costa mediterrânea da Espanha é um verdadeiro refúgio para os amantes do mar e do sol, oferecendo uma infinidade de destinos encantadores para relaxar e se divertir.
Você sabia? A Espanha é o segundo país mais montanhoso da Europa, perdendo apenas para a Suíça.
Como o Mapa da Espanha se formou com o tempo?
A formação da Espanha como um país unificado volta lá para a Idade Média, com a união dos reinos de Castela e Aragão e, dessa união, resultou a formação da Monarquia Espanhola, mas essa é uma história muito longa para contar por aqui.
A Península Ibérica, onde a Espanha está localizada, foi habitada por diferentes povos ao longo dos séculos. Durante a pré-história, a região foi habitada por povos ibéricos, celtas e fenícios.
A origem étnica do povo espanhol, é resultado de uma mistura de diferentes grupos étnicos ao longo dos séculos, incluindo ibéricos, celtas, romanos, visigodos, mouros e outros povos que habitaram a região. Essa mistura étnica contribuiu para a diversidade cultural e étnica que caracteriza a Espanha.
Hoje, a Espanha é um país multicultural e diversificado, com diferentes identidades regionais e uma rica herança histórica e cultural, bacana né?
Mapa da Espanha atualmente
Ao Sul e ao Leste, temos no mapa da Espanha o Mar Mediterrâneo. Ao norte, a Espanha é delimitada pela França, Andorra e Golfo da Biscaia. Já pelo noroeste e oeste, é cercado por Portugal e pelo oceano Atlântico.
A Espanha, atualmente, funciona como um Estado de Autonomias. Mas, o que é isso?
Um Estado de Autonomias significa que é um lugar com comunidades autônomas e cada uma delas possui um grau de autonomia, descentralizando o governo. Algumas podem ter mais, outras menos, e por assim vai.
Quantos e quais os estados da Espanha?
Existem 17 comunidades autônomas na Espanha, são elas:
Andaluzia, Aragón, Astúrias, Baleares, Canárias, Cantábria, Castilla e León, Castilla – La Mancha, Catalunha, Comunidade de Madri, Comunidade Valenciana, Extremadura, Galícia, Navarra, País Basco, La Rioja, Região de Múrcia, além de duas cidades autônomas, que são: Ceuta e Melilha.
Quantas cidades a Espanha possui?
A Espanha possui 8131 municípios no total. Algumas das principais cidades espanholas incluem Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Bilbau, Málaga, Zaragoza, Palma de Maiorca e Las Palmas de Gran Canaria, entre outras.
Quais as 3 maiores cidades da Espanha?
As maiores cidades da Espanha possuem um número significativo de habitantes, porém, as grandes cidades brasileiras possuem um número bem mais elevado. Entre as maiores cidades da Espanha, temos:
1- Madrid: 3.3 milhões de habitantes
2- Barcelona: 1.6 milhão de habitantes
3- Valência: 789 mil habitantes
Para comparar, vou deixar aqui os dados das 3 maiores cidades do Brasil também!
1- São Paulo: 11,4 milhões de habitantes
2- Rio de Janeiro: 6,2 milhões de habitantes
3- Brasília: 2,8 milhões de habitantes
Bastante diferença!
Dicas sobre a Espanha
Se você está planejando visitar a Espanha, tem algumas dicas que eu quero dar para que você aproveite ao máximo a sua viagem. Se liga!
- Experimente a gastronomia local: A Espanha é famosa por sua deliciosa comida, como tapas, paella, jamón ibérico e churros. Não deixe de experimentar os pratos típicos de cada região que visitar. Garanto que não vai se arrepender!
- Explore a diversidade cultural: Cada região da Espanha tem sua própria cultura e tradições. Explore cidades como Barcelona, Madrid, Sevilha e Valência para vivenciar a rica herança cultural do país.
- Aproveite as praias: A Espanha tem uma extensa costa com belas praias. Visite destinos como Ibiza, Costa del Sol, Costa Brava e Ilhas Canárias, se possível!
- Visite locais históricos: A Espanha possui uma rica história, com muitos locais bem interessantes para explorar. Alguns exemplos são a Alhambra em Granada, a Sagrada Família em Barcelona e o Palácio Real em Madrid.
- Participe de festivais locais: A Espanha é conhecida por seus festivais animados, como a Tomatina em Buñol, a Semana Santa em Sevilha e as festas de San Fermín em Pamplona. Participar desses eventos é uma ótima maneira de vivenciar a cultura espanhola.
- Esteja ciente dos horários de refeição: Os espanhóis têm uma cultura de comer bem tarde! O almoço geralmente é servido entre 13h e 15h, e o jantar pode começar a partir das 21h. É bom dar aquela forrada no estômago entre essas refeições principais.
- Aprenda algumas palavras em espanhol: Embora muitas pessoas falem inglês nas áreas turísticas, aprender algumas palavras básicas em espanhol pode ser útil e apreciado pelos locais.
- Tenha cuidado com o calor: Durante os meses de verão, especialmente nas regiões do sul da Espanha, as temperaturas podem ficar muito altas. Dê um jeito de ficar protegido do sol, de beber bastante água e evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia.
Quais cidades espanholas possuem o melhor roteiro turístico?
Embora as cidades grandes sejam uma ótima opção para quem quer conhecer a Espanha, existem lugares menores que oferecem roteiros turísticos bem bacanas para tirar aquelas fotos, ou para realizar alguma atividade específica.
Dá só uma olhada nesses lugares que também são incríveis de se visitar:
- Sevilha: Com diversos patrimônios históricos, a cidade tem a cara da Espanha. Ela abriga a maior Catedral em estilo gótico do mundo, com uma arquitetura absurdamente linda. A cidade é ótima para tirar fotos e para conhecer mais sobre a história do país.
- Málaga: A cidade era o lar de Pablo Picasso, o grande pintor. A cidade tem um ar mais moderno e com diversos lugares para se visitar, como o Museu Picasso, e a Alcazaba de Málaga.
- Granada: Com grande influência da cultura árabe, a cidade possui muita história para contar. Quem visita Granada pode encontrar para vender narguilés, lenços, bules de chá e tapetes no comércio local.
- Corunha: A cidade possui umas das praias mais incríveis, que é o resultado da junção entre o Oceânico Cantábrico e o Oceano Atlântico. Não deixe de conferir a Enseada de Órzan e Rías Altas.
Qual o ponto turístico mais visitado da Espanha?
Existem diversos pontos turísticos muito visitados e interessantes na Espanha, porém, acho que teria que destacar La Alhambra como o mais visitado.
Fica em Granada e é um conjunto de edificações e jardins. Sua arquitetura é algo de deixar todos de boca aberta.
Lá, eu indico visitar desde Alcazaba até os Palácios Reais, o Quarto Dourado, a Sala de Comares e o palácio renascentista de Carlos V, que hoje dá lugar ao Museu de Belas Artes. O endereço é Rua Real de la Alhambra, s/n.
Escolha os melhores destinos com as dicas do Nego
Tá no clima de viajar, mas não sabe pra onde? Confira as minhas dicas de viagem sobre diversos lugares do mundo!
Continue no meu blog e dê uma olhada nos roteiros, nas dicas para não passar perrengues e nos conselhos para aproveitar ao máximo o local da viagem.
Me siga no Instagram @onegoviaja e fique por dentro dos meus projetos e viagens!