Afinal, quanto dar de gorjeta nos EUA? Essa é uma dúvida bem recorrente entre muitos turistas que vão para o país americano. Diferente do Brasil, as gorjetas são encaradas como um hábito normal nos Estados Unidos, especialmente em bares e restaurantes.
Outras dúvidas podem surgir sobre quanto pagar ou se, em alguns casos, a taxa está inclusa no serviço. Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor como funcionam as gorjetas nos EUA para que não tenha nenhum susto ou imprevisto em seus passeios.
Vamos lá? 😊
Para nós, brasileiros, pode parecer muito confuso calcular o que é taxa e gorjeta na hora de pagar a conta nos EUA. Se prestar atenção, na nota fiscal que é emitida no ato da compra, tem no descritivo o custo da “tax”, taxa obrigatória de serviço que varia de estado para estado.
Na Califórnia, essa taxa pode variar entre 7,5% e 8,5%. Lembrando que essa taxa não está associada à gorjeta que você dará por fora, certo?
E, sim, as chamadas “tips” são levadas muito a sério nos estabelecimentos, pois o salário dos funcionários nesse tipo de trabalho costuma ser muito baixo. Para eles, quase não faz sentido trabalhar sem receber gorjeta, já que faz toda a diferença no orçamento ao final do mês.
Atualmente, os funcionários esperam entre 15% a 18% de gorjeta. Você pode fazer o cálculo na hora da compra mesmo, para ser proporcional ao serviço prestado. Por exemplo, se a conta totalizar em U$ 50 e você quer dar 15% em cima desse valor, o ideal é oferecer U$ 7,50 de gorjeta.
Agora que você já sabe como funciona o cálculo das gorjetas nos Estados Unidos, vamos explicar outros hábitos dos americanos em restaurantes e bares. A começar pelo cuidado que deve tomar em não pagar a gorjeta duas vezes. A depender do restaurante que você vá, isso pode acontecer, pois alguns estabelecimentos já incluem o valor da gorjeta no total.
Como muitos turistas não sabem, alguns restaurantes tomaram essa medida como forma de “forçar” o pagamento das gorjetas. Mas, basta ficar atento ao cupom fiscal.
Mas, se for pagar em cartão de crédito, a dinâmica muda e chega a ser bem estranho para quem não está acostumado.
Em caso de sair para aproveitar os bares e pede algum drink ou bebida, não esqueça de deixar, pelo menos, U$ 1 ao garçom para cada copo.
Na hora de pedir uber ou táxi para se locomover, fique atento ao tipo de gorjeta que vai oferecer. Por exemplo, se a corrida for muito curta, ofereça U$ 1 ou U$ 2 dólares, pelo menos. E nos casos de corridas acima de U$ 15, aplique 10 a 15% de gorjeta em cima do valor total.
Dica importante para turistas: se estiver com bagagem, ofereça U$ 1 para cada mala que o motorista ajudar a carregar. Se for possível, claro… Essa é uma das práticas mais comuns para quem vai utilizar esse tipo de serviço nos Estados Unidos.
O mesmo raciocínio de serviços privados de transporte como táxi e uber, também serve para quem vai ficar hospedado em hotel. Quando chegar no local de hospedagem, é possível que já se disponibilizem atendentes para carregar a sua bagagem para o quarto. Nesse caso, se possível, ofereça ao menos U$ 1 a 2 para cada mala.
Já para os serviços de quarto, lembre-se que, diariamente, há pessoas trabalhando para deixar tudo limpinho e arrumado. É interessante que forneça U$ 2 a U$ 5 por dia para a pessoa responsável pelo seu serviço de quarto. Claro, em algum lugar que o(a) atendente consiga ver, alguma mesa ou cômodo à mostra.
Se tiver alugado um carro e tiver manobrista no hotel em que está hospedado, deixe, também, U$ 2 a U$ 5 de gorjeta. Decida o valor com base equivalente ao tempo que seu automóvel ficou guardado.
– – – – – – – – – – –
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.
Siga-nos nas redes sociais. 😉
O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) anunciou que retomará os voos comerciais nesta sexta-feira, 11…
O Valley of Fire State Park, localizado em Nevada, nos Estados Unidos, estará fechado por…
A banda Coldplay fará um show em Las Vegas em meio à sua turnê “Music…
Os principais parques temáticos da Flórida, Disney World, Universal, SeaWorld, Busch Gardens e Legoland estão…
A atração Jungle Cruise reabriu neste fim de semana no Disneyland Park. Leia mais!
Confira o comunicado sobre o furacão Milton do Walt Disney World, na Flórida. Leia mais!