Observatório Griffith

A cidade de Los Angeles é um destino que encanta turistas do mundo inteiro por sua diversidade e opções de passeios aos arredores. E não muito longe de Downtown LA, no alto do Monte Hollywood está o Observatório Griffith Park, que convida a todos para viver a experiência da astronomia gratuitamente.

Conhecer o observatório de Los Angeles é um passeio que deve ser listado em seu roteiro de viagem. Poder ver toda a cidade do lato e ainda contemplar o Sol, a Lua e as estrelas é vivência simplesmente emocionante.

Vamos falar, neste artigo, sobre um dos principais pontos turísticos da Califórnia – o Observatório Griffith em Los Angeles -, com dicas e informações sobre exposições, observações e atrações.  

Curiosidades sobre o Observatório de Griffith

O observatório é um dos principais pontos turísticos de Los Angeles, localizado dentro do Griffith Park. O local é presente do Coronel J Griffith, que antes de morrer, deixou em seu testamento fundos para que fosse construído um observatório público, com galerias de exposições e um planetário com entrada gratuita.

Encontramos por lá exposições sobre os planetas do sistema solar, 4 telescópios potentes e um planetário com apresentações incríveis.

Alguns fatos curiosos sobre o Observatório Griffith – desde a sua inauguração -, é que durante a Segunda Guerra Mundial, o planetário era um local para treinamentos de pilotos para nevação. Além disso, alguns anos depois, durante a corrida espacial, o local ajudou a treinar astronautas para o programa Apollo.

E para os apaixonados por cinema , o local foi cenário de filmes, como o “Exterminador do Futuro”, “Sim, Senhor”, “La La Land”, entre outros.

Dicas para visitar o Griffith Observatory

Logo ao entrar no Observatório Griffith, você vai se deparar com  a réplica do Pêndulo de Foucault, que mostra como o físico provou a rotação da Terra. Ainda no hall, aproveite para ver algumas exposições sobre os planetas do sistema solar, alguns informativos sobre o sol e o ciclo das estações do ano no “Hall of the Sky”.

Veja em nosso vídeo como foi a experiência completa:

Agora no piso superior, você vai encontrar mais algumas exposições que vale muito a pena conferir, como a “Cosmic Connection” – um corredor que explica a evolução do Universo desde o Big Bang.

Siga até o final do corredor até chegar à sala “Edge of Space”, onde vai encontrar uma série de meteoros e meteoritos. É uma das principais exposições do Griffith Observatory. Em seguida, vá até a “Depths of Space”, para ver uma exibição detalhada de todo o nosso sistema solar, com informações de cada planeta.

Após visitar todas as exposições – dependendo da sua curiosidade – vá para o terraço.

Recomendamos para fazer as melhores fotos – principalmente se for no final do dia -, pois de um lado você terá uma vista para toda a Downtown Los Angeles e do outro, o letreiro de Hollywood nas montanhas. ?

Observação no telescópio do Griffith Observatory

Para fechar seu tour dentro do Observatório Griffith, siga até o teto para conhecer os 4 principais telescópios disponíveis gratuitamente para o público.

O principal deles é o telescópio de Zeiss, que permite ter uma visão nítida das estrelas, lua e dos planos do nosso sistema solar. Todas as imagens captadas são exibidas no “Hall of the Eye”, que fica na entrada do observatório.

Aproveite também para contemplar toda a grandeza do sol nos demais telescópios, que são destinados apenas para a observação solar. Eles também estão disponíveis para o público, mas é aberto somente em dias de céu limpo. As imagens também são projetadas na entrada, no  “Hall of the Sky”.

Planetário Observatório Griffith em Los Angeles

A sua visita ao Griffith Observatory não pode ser completa se não assistir às apresentações no Planetário Samuel Oschin, principal atração durante o passeio.

São quase 300 lugares com projetor de estrelas, sistema de projeção digital, som e iluminação teatral.  O foco das apresentações é o Universo, onde são exibidas ao longo e narradas por contadores de histórias. 

As apresentações são programadas a cada 60 ou 90 minutos, onde cada show dura em média 30 minutos. Os temas dos principais espetáculos são voltados para a vida e eventos naturais que acontecem na Terra:

  • Centered in The Universe – Uma viagem no tempo até o Big Bang para descobrir o nosso lugar no cosmos.
  • Water Is Life – Uma viagem em nosso sistema solar em busca de água como fonte principal para a vida.
  • Light of the Valkyries – Uma viagem cosmológica viking que explica a origem da aurora boreal.

Uma informação importante: os shows no Planetário Samuel Oschin não são recomendados para crianças menores de 5 anos, devido ao aspecto de seus conteúdos e experiências visuais. Porém, há uma atração com tema especial que pode ser assistida – desde acompanhadas com os pais ou responsáveis.

Tickets para o Planetário do Griffith Observatory

O planetário é a única atração que não é gratuita e os ingressos são vendidos somente na bilheteria localizada na entrada do Observatório Griffith. A venda é feita por ordem de chegada e é possível comprar por blocos de 2 a 3 shows apenas.

A venda é encerrada sempre 10 minutos antes das apresentações – caso não se esgote, o que é difícil. Listamos os preços de cada ticket:

  • Crianças de 5 a 12 anos: $3.00
  • Pessoas com mais de 60 anos: $5.00
  • Pessoas acima de 13 anos: $7.00

Detalhes sobre a venda de ingressos e horários de cada apresentação no How to Buy Tickets.

Como chegar ao Observatório Griffith?

Listamos aqui alternativas para você chegar até o Griffith Observatory – para quem vai de carro ou para quem prefere ir de ônibus, que é uma excelente ideia também.

Fique atento ao horário de funcionamento do parque, que é das  5 am até as 10:30 pm.

Endereço: 2800 E Observatory Rd, Los Angeles, CA 90027

Como chegar de carro

Se optar por alugar carro nos EUA para conhecer o Griffith Park, três acessos para quem vai pela Ventura Freeway:

  • I-5: Os acessos para o parque são pela Los Feliz Boulevard
  • Eastbound CA Hwy 34:  Forest Lawn Drive ou Victory Boulevard
  • Westbound CA Hwy 34: Zoo Drive ou Forest Lawn Drive

Se você for de carro até o Griffith Park, recomendamos que chegue muito cedo lá. O estacionamentos mais próximo ao Griffith Observatory costuma estar lotado – dependendo do horário. Se não se importa em caminhar um pouco, há um local para estacionar gratuitamente mais a frente – conforme o mapa.

Dica: fique atento apenas às placas de “Proibido Estacionar”, pois isso pode gerar dores de cabeça. ?

Ônibus

Ir de ônibus até o Observatório Griffith  é a melhor opção para aproveitar o passeio e ainda economizar um bom dinheiro. O serviço de transporte público DASH atende diariamente e deixar você em frente.  

Para ir de Los Angeles, vá até a Vermont e aguarde ônibus na estação de metrô Sunset (Linha Vermelha).

Outras dicas e recomendações para não se preocupar

Para aproveitar melhor a sua visita e ainda ter tempo para passear pelo parque, temos algumas recomendações:

  • Ir em dias nublados pode não ser tão interessante, pois algumas atrações não funcionam, como a observação no telescópio, por exemplo. Além disso, a vista do terraço em um dia nublado tende a não ser tão emocionante assim.
  • Os finais de semana são os dias que a maioria das pessoas visita o Observatório Griffith. Se estiver com tempo livre e seu planejamento permitir, tente ir durante a semana.
  • Há um café/restaurante no local com opções variadas de refeições, que por sinal são pratos muito gostosos. Se estiver no inverno, experimente um café antes de ir ao terraço.

Aproveite para planejar um dia inteiro de passeio pelo Griffith Park. É possível visitar muitos outros locais, como o Travel Town Museum e o encantador Teatro Grego.

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

O Nego Viaja

Viciado em Califórnia, Las Vegas e Orlando /🧳Mais de 50 viagens internacionais e contando / 🗺 Dicas no meu Instagram, YouTube e por aqui!

View Comments

Recent Posts

TRON Lightcycle Run terá fila de espera no Magic Kingdom; entenda!

A Disney anunciou que a atração TRON Lightcycle Run passará a operar com uma fila…

5 de setembro de 2024

Shania Twain encerra residência na Las Vegas Strip com 9 shows; confira!

Shania Twain resolveu estender e, ao mesmo tempo, encerrar sua residência em Las Vegas. Leia…

5 de setembro de 2024

Mapa da Espanha, regiões e cidades

Localizada no sudeste da Europa com mais de 45 milhões de habitantes, a Espanha é…

4 de setembro de 2024

Novo show temático de vilões da Disney no Hollywood Studios

Durante o D23: The Ultimate Disney Fan Event, foi anunciado oficialmente que uma nova área…

4 de setembro de 2024

Universal City Walk recebe novo café temático da Hello Kitty

Os fãs da Hello Kitty terão um novo lugar para visitar em Los Angeles. A…

4 de setembro de 2024

Madrid, Espanha: Tudo sobre!

Com um passado repleto de eventos marcantes e uma cultura vibrante, Madrid se destaca como…

3 de setembro de 2024