Pensando em fazer um intercâmbio na Califórnia? Você sabia que a Califa abriga as melhores universidades dos Estados Unidos? Estudar em um desses lugares é a chance de ter aulas com os melhores da área e de quebra ficar com o currículo bastante pesado. Isso significa que fazer um intercâmbio é um grande investimento para a sua vida. Além de conhecimento, você vai viver uma cultura diferente da sua.
Anote todas as dicas e comece a fazer o planejamento do seu intercâmbio na Califórnia agora mesmo 😉.
Afinal, por onde eu começo a planejar um intercâmbio? A primeira coisa que você precisa saber é que não é algo simples e deve se atentar a todos os detalhes. Até porque estamos falando sobre uma mudança de país, não uma viagem de turismo.
Então, vou te explicar todo o procedimento para fechar o intercâmbio. Esta primeira parte do guia vai falar da documentação, pois sem ele não é possível sair do país, até informações sobre como encontrar o melhor lugar para morar.
Basicamente, os próximos tópicos são os mais importantes para o planejamento deste tipo de viagem. Pegue papel e caneta para não perder nenhuma informação.
Se você estiver indo para os Estados Unidos para estudar, saiba que será preciso tirar um visto diferente daquele que usa para passear. Para frequentar uma universidade ou qualquer outra instituição acadêmica, você deve requerer o visto de estudante F-1. Quando está indo apenas para tirar férias, o visto é o B-2.
O visto F-1 é o mais comum entre as pessoas que vão fazer intercâmbio, mas há outros tipos também. Se o curso for vinculado a uma instituição não-acadêmica, como uma empresa, por exemplo, será necessário tirar o visto de estudante M-1.
Para entrar com o pedido de qualquer um desses vistos, será necessário preencher dois formulários: o primeiro é DS-160 (padrão para qualquer solicitação de visto) e o segundo é I-20, que é enviado pela instituição que você vai estudar. Depois de fazer a solicitação, será necessário pagar a taxa SEVIS, o sistema de estudantes e intercambistas dos EUA, que custa US$ 180 ou US$ 200 (depende do tipo de curso que irá fazer).
Assim como no visto de turismo, nos vistos de estudante também é necessário fazer uma entrevista no consulado americano para a aprovação do documento.
No momento que tiver procurando por intercâmbios, serão oferecidos muitos estilos diferentes. Há muitos perfis de estudantes e cursos, então, cada um funciona de uma maneira diferente.
Se liga na lista que eu fiz com os principais tipos de cursos oferecidos pelas agências de viagem e explicarei como cada um deles funciona. Belê?
Os intercâmbios mais simples que as agências oferecem são os de seis semanas (que dá um pouquinho mais de um mês). Geralmente são cursos em escolas de inglês para ter aulas com professores locais.
Muitas pessoas preferem se preparar para fazer as provas preparatórias das faculdades americanas lá nos Estados Unidos. Para fazer isso, você pode fazer cursos preparatórios, como se fosse um cursinho.
Muitas empresas disponibilizam programas de verão para estudantes de todo o canto do mundo. É possível viajar e passar três meses em território americano estudando e trabalhando.
Uma opção de intercâmbio para quem quer passar um semestre da faculdade estudando na Califórnia. Muitas faculdades brasileiras possuem parcerias com instituições americanas. Ao invés de fazer o semestre aqui no Brasil, faz lá nos Estados Unidos.
Jovens que querem passar um ano da faculdade estudando na Califórnia ou até mesmo um ano do ensino médio.
Uma questão que gera muitas dúvidas. Se estou com visto de estudante, eu posso trabalhar? Na maioria dos casos, não. Vai depender muito do tipo de trabalho que você vai fazer.
O único tipo de trabalho que você vai poder são aqueles associados a faculdade. Caso esteja fazendo um curso de administração, é possível fazer estágios, já que eles são obrigatórios para se formar.
Caso esteja fazendo apenas um curso de inglês ou mesmo fazendo o ensino médio nos Estados Unidos, você não pode trabalhar. A lei não permite que você seja contratado.
Uma das coisas mais importantes para quem está disposto a fazer um intercâmbio é encontrar um lugar para morar. Geralmente, são três opções oferecidas aos estudantes:
Uma das maneiras de deixar o seu intercâmbio mais fácil é com as agências. Pode parecer besteira, mas essas empresas possuem profissionais que sabem te direcionar para o melhor caminho e te livrar de possíveis problemas.
Uma pergunta bastante difícil de responder. Estarei sendo displicente dando um preço exato para você. Isso porque há diversos estilos de intercâmbio. Lembra o que falei em alguns tópicos passados? Tem opções de um mês até de quatro anos. É um cálculo que deve ser feito com bastante calma.
Leve em consideração a cidade que você vai morar. Será em San Francisco? San Diego? Ou em Sacramento, no norte do estado? Quanto tempo vai levar o seu intercâmbio? Um mês? Quatro anos ? Vai morar aonde?
Há maneiras de você tornar o seu intercâmbio muito mais barato. Mas pode colocar barato nisso. Vou mostrar algumas maneiras dele sair praticamente de graça. Pagando apenas o que comer e o transporte.
Você já assistiu filmes e séries que mostram uma pessoa praticando esportes na faculdade. Se você tiver talento e fizer parte de uma das equipes esportivas, você pode ter bolsa integral. Está com planos de estudar lá e sabe jogar basquete, vôlei, futebol ou nada muito bem? Se arrisque nas peneiras. Isso pode te dar descontos de até 100% no curso.
Uma outra maneira de fazer seu intercâmbio de graça é o voluntário. Existem agências no Brasil que fazem esse tipo de serviço. Você vai morar fora do país para fazer um trabalho voluntário. São ações muito legais e bonitas, e que não costumam pesar muito no seu bolso.
A partir do momento que está no intercâmbio, vai ter pensar a sua vida do mesmo jeito que seus pais pensam. Terá que pensar nas contas, alimentação, transporte, estudos, material escolar e muitas outras coisas.
De acordo com amigos que tenho lá e por pesquisar preços em diversas viagens que fiz por lá, a sugestão é ter entre dois e três mil dólares por mês, no mínimo.
Lembre-se que San Francisco, Los Angeles, San Diego e Sacramento são cidades muito grandes e possuem um custo de vida alto. Não se assuste com esse preço.
Difícil falar desse sobre intercâmbio barato depois do último tópico, não é 😂? Mas vamos lá. Mesmo a Califórnia sendo um estado caro, é possível achar lugares onde você pode gastar menos. Los Angeles e San Francisco são lugares onde vivem muitas pessoas ricas. Então o custo de vida nesses lugares vai ser mais elevado.
Para fugir de cidades mais caras, como Los Angeles e San Francisco, a melhor opção é buscar por outros centros que também ofereçam escolas de qualidade. Algumas alternativas são Sacramento, Fresno (próximo ao Yosemite) e até mesmo Oakland, cidade ao norte de San Francisco.
Cidades com um custo de vida mais baixo do que as megalópoles da costa oeste. Elas ficam pertinho e para fazer visitas aos fins de semana são bem fáceis 😉.
Opção de cidade para fazer intercâmbio é o que não faltam na Califórnia. Para te ajudar na escolha, listei as principais cidades e o que cada uma tem a oferecer para tornar a sua experiência ainda mais marcante.
A cidade mais ao norte do estado e uma das mais cosmopolitas dos Estados Unidos. Um lugar rico em todos os sentidos. O custo de vida é alto, mas a quantidade de coisas para conhecer é inacreditável. Muitos parques e uma cultura de comida local incrível.
Com o nascimento de startups no Vale do Silício, as escolas de tecnologia ganharam muita força nos últimos anos. Estudar por lá e conseguir um empresa em uma das várias empresas nesse perfil podem fazer seu currículo ficar muito forte.
Los Angeles é uma das capitais da moda e o lugar perfeito para quem quer entrar no mundo audiovisual. Esses são os perfis mais comuns de intercambistas indo para lá. Sem sombra de dúvida irá encontrar escolas de qualidade e oportunidades bem diferentes do que encontraria no Brasil.
Essa é uma das maiores cidades dos Estados Unidos. Se mora em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Belo Horizonte, irá se acostumar rápido com o ritmo da cidade. Caso contrário, você vai estranhar com a velocidade de como acontece tudo por aqui.
Uma opção para quem quer fugir das grandes cidades do estado,. Santa Barbara fica cerca de 150 quilômetros de distância de Los Angeles. Isso faz com que seus estudos fiquem um pouquinhos mais barato.
Por lá, você também irá encontrar boas escolas e universidades com ótimas avaliações, como uma das unidades da University of California e a Westmont College.
Além de toda a qualidade de ensino, Santa Barbara é uma cidade litorânea linda e com belas praias. Depois de uma semana de estudos, você vai poder relaxar muito bem tomando um banho de mar.
Santa Monica é uma das regiões litorâneas de Los Angeles e um pouquinho mais afastado do centro da cidade. Estudar pela aquela região pode diminuir seus custos e fugir um pouco da correria da região de downtown.
Uma vantagem de estudar e morar nessa região é a facilidade de chegar até as outras praias. Não precisa nem pegar um carro. Com uma bicicleta, patinete ou até mesmo um skate (algo muito popular entre os locais), você chega rapidamente a Malibu ou Venice.
Do mesmo jeito que acontece em Santa Barbara, seus finais de semana podem ser bem tranquilos e relaxantes.
Provavelmente é a cidade favorita entre os intercambistas brasileiros na Califórnia. O clima, na questão meteorológica, é muito parecido com o que temos aqui no Brasil, e o fato de ter muitos latinos na cidade (San Diego fica pertinho da fronteira com o México), deixa a vibe do lugar bem diferente das outras cidades citadas.
Opções de escolas não vai faltar. Se você pratica esportes, saiba que as universidades de San Diego já draftaram diversos atletas para as principais ligas esportivas do país. Se possui talento e tem boas notas, a dica é se arriscar uma peneira.
Uma dúvida recorrente entre os intercambistas. Qual estado escolher? Em qual a adaptação será mais fácil? Se fosse para selecionar um lugar, eu optaria pela Califórnia. Há uma diversidade maior de escolas e universidades de qualidade.
O preço pode ser mais alto, mas pode ter certeza que irá colher os frutos no futuro. Vai viver nas maiores cidades dos Estados Unidos e estudar em lugares considerados top de linha. Isso pode te dar uma bagagem cultural muito maior.
Já te falei que a Califórnia é o estado com as melhores universidades dos Estados Unidos. Mas, não é apenas no ensino superior que se destaca. São diversas escolas de qualidade e que você pode escolher.
Fiz uma lista de algumas instituições para você pesquisar e fazer cotações. Mesmo que não estude nesses lugares, considere fazer uma análise e ver o que elas têm a oferecer.
São diversos critérios que devem ser usados no momento da escolha. O primeiro deles é o financeiro. A maioria das escolas são particulares, então, ver qual cabe no seu bolso é fundamental. Não à toa, famílias locais juntam dinheiro a vida inteira para colocar os filhos em universidades de qualidade. Não é barato.
Depois disso, deve ser levado em consideração qualidade do ensino, material usado, metodologia, corpo docente. Não veja apenas o nome. Não adianta pagar caro por algo de pouca qualidade.
Analise tudo e veja o que a escola pode te oferecer. Ela cumpre o seus propósitos? Ela vai te ajudar a alcançar seus objetivos? Responda essas perguntas e se a resposta for sim para as duas, pode ter certeza que ela está entre as suas opções.
Se os planos é terminar o ensino médio nos Estados Unidos, saiba que seu intercâmbio pode ser mais barato. Isso porque as escolas do ensino básico até o último ano públicas aceitam intercambistas.
Em relação a escolas de idiomas ou universidades, vai ser bastante difícil encontrar opções gratuitas.
Acho que esse guia mostra o quanto vale a pena fazer um intercâmbio na Califórnia. Esse é um estado excelente para fazer intercâmbio. Boas escolas, seu inglês vai ficar excelente (ao contrário da Flórida, a quantidade de brasileiros não é tão alta) e vai viver em cidades maravilhosas.
Para ficar ainda mais fácil, listei os prós e contras de um intercâmbio na Califórnia. Assim, vai ficar mais simples de tomar a sua decisão 😉:
Prós de intercâmbio na Califórnia
Contras de intercâmbio na Califórnia
Quanto mais dicas melhor. Mesmo depois de falar os prós e contras do intercâmbio da Califórnia, nada melhor do que dar aquelas últimas dicas para se mudar com tudo para lá.
Anote algumas dicas de como se virar durante seu intercâmbio e driblar todos os problemas do cotidiano californiano.
É muito importante se controlar nos mercados na Califórnia. É muito doce e bebida muito barato por lá. Se deixar solto, você só compra guloseimas e não compre comidas do dia a dia.
Faça suas compras nos hipermercados, como o Walmart ou o Target. É possível comprar comidas saudáveis e com um preço acessível.
Sempre faça listas e não compre o que não for fundamental em seu cotidiano. Isso vai te ajudar a não acabar com a verba do mês logo na primeira semana 😂.
Quando está indo para o intercâmbio, uma palavra é rei para a montagem da mala: desapego. Muitas das coisas que você tem no Brasil, não será possível levar para a Califórnia.
Foque nas roupas mais importantes, calçados que realmente vai usar (talvez não seja necessário levar aquele salto alto da festa de gala), itens pessoais e lembranças aqui do Brasil.
Vale muitíssimo a pena. Morar na Califórnia é um sonho para qualquer um. Se você tem a oportunidade de estudar nos Estados Unidos e morar lá, aproveite. É um dos melhores estados para fazer um intercâmbio. Não perca a oportunidade. 🥰
– – – – – – – – – – –
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.
Siga-nos nas redes sociais. 😉
O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) anunciou que retomará os voos comerciais nesta sexta-feira, 11…
O Valley of Fire State Park, localizado em Nevada, nos Estados Unidos, estará fechado por…
A banda Coldplay fará um show em Las Vegas em meio à sua turnê “Music…
Os principais parques temáticos da Flórida, Disney World, Universal, SeaWorld, Busch Gardens e Legoland estão…
A atração Jungle Cruise reabriu neste fim de semana no Disneyland Park. Leia mais!
Confira o comunicado sobre o furacão Milton do Walt Disney World, na Flórida. Leia mais!