Viajar pode ser um sonho, mas existem imprevistos que podem atrapalhar a sua experiência no exterior, como nos casos de incêndios na Califórnia. Para não ser pego de forma desprevenida, o ideal é ter algumas informações acerca do assunto e evitar hábitos que possam ser nocivos.
Se você pretende conhecer o estado norte-americano e quer saber como os incêndios e queimadas acontecem, confira os principais dados acerca dos desastres e saiba como impedir que isso atrapalhe sua viagem.
Imprevistos podem acontecer sempre, mesmo durante nossas viagens dos sonhos. Por isso, o ideal é estar sempre preparado para evitar problemas futuros. Confira as principais dicas acerca de casos de incêndio durante sua estadia nas cidades da Califórnia.
Uma forma de se manter atualizado quanto a situação dos incêndios no estado da Califórnia, é checando sempre os sites internacionais de notícias. No entanto, para quem precisa prefere acompanhar de uma forma mais detalhada, a agência AirNow, disponibiliza um mapa ao vivo de incêndios nos Estados Unidos. Não se assuste com os diversos pontos ativos na imagem, eles representam focos de pequena extensão e que são facilmente controlados.
Situação atual dos incêndios na Califórnia: no momento não existe nenhum grande foco de incêndio no estado ou nas proximidades. De acordo com levantamentos, grande parte das queimadas começam a partir do mês de agosto.
O ano de 2019 foi cercado por grandes incêndios mundiais e, infelizmente a Califórnia não esteve a salvo desse desse desastre natural. O estado norte-americano, que ocupa uma área de 423 970 km², já foi vítima de diversos incêndios nos últimos anos.
Em 2019, foram mais de 7.860 focos de incêndio e 105.147 hectares tomados pelas chamas. Apesar de parecer assustador, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, em 2018 foram consumidos pelo fogo mais de 766.439 hectares.
Muitos climatologistas afirmaram que, com o aumento das chuvas durante os primeiros meses do ano, a vegetação cresceu muito e secou durante o verão, o que possibilitou uma expansão dos focos de incêndio.
Apesar de ter surpreendido negativamente nos últimos anos, os incêndios na Califórnia são recorrentes na história do estado. Existem registros de desastres durante o século XIX e XX. A maioria das explicações relacionam o clima extremamente seco da região com o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de energia elétrica do país.
A intervenção humana também é apontada como uma das principais causas dos últimos incêndios. Fogueiras esquecidas em florestas, mau uso de geradores e até bitucas de cigarros são motivos recorrentes dos focos que se alastram por meio do vento.
No caso de incêndios de grandes magnitudes, alguns voos com destino ou partida da Califórnia podem ser cancelados ou reagendados.
Não esqueça: Em casos de espera de mais de 4h para remarcação de um voo no Brasil, a companhia aérea é obrigada por lei a fornecer estadia e alimentação. Caso o passageiro prefira, a empresa pode devolver 100% do valor desembolsado pelo cliente.
Nos Estados Unidos, no entanto, as coisas são um pouco diferentes: caso seu voo seja cancelado por motivos naturais, como no caso de incêndios, a companhia aérea não fornece quaisquer serviços de hospedagem e oferece apenas a remarcação da viagem de acordo com a disponibilidade.
A menos que seja muito necessário, evite realizar viagens por rodovias e estradas. Durante incêndios não é o momento de ir até Las Vegas de carro, por exemplo. Provavelmente muitas das vias principais ficam fechadas ou congestionadas devido ao êxodo de pessoas que moram em áreas de risco.
Prefira, nestes casos, utilizar voos domésticos, que podem ser muito mais baratos se você utilizar um comparador de passagens, como o Passagens Promo. Com esse tipo de plataforma fica muito mais fácil reservar um voo com desconto nos Estados Unidos.
Para ter ideia, em 2019, cerca de 40 municípios do estado da Califórnia foram atingidos por incêndios. De acordo com os cálculos realizados, mais de US$163 milhões foram gastos para o combate do fogo em áreas urbanas e rurais da região.
Durante 2019, três principais incêndios aconteceram na cidade de Los Angeles, batizados de Saddleridge, Carraça e Getty. Em um período de outubro a novembro, mais de 50 casas foram destruídas e 120 estruturas danificadas.
Com 1 morte registrada, ao total, 14.159 acres de terra foram afetados pelo fogo. A área metropolitana foi evacuada por pedido do prefeito da cidade e mais de 500 mil pessoas ficaram no escuro, devido o interrompimento do fornecimento de energia.
Em 2019, Malibu, cidade localizada a oeste de Los Angeles foi afetada pela série de queimadas que aconteceram. Diversas áreas da agitada Santa Mônica também foram isoladas. Cerca de 12.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.
Casas de famosos incêndio na Califórnia: a área de Malibu também é muito conhecida pelas diversas mansões de famosos distribuídas pela região. Diversos artistas, como a cantora Lady Gaga, o cineasta Guillermo Del Toro, além das celebridades como Kim Kardashian, foram obrigados a sair de suas casas as pressas.
Apesar da cidade de San Francisco não ser atingida propriamente pelos incêndios, em 2018, uma nuvem de fumaça cobriu a Golden Gate, famoso cartão postal da região. O governo aconselhou que os moradores da cidade permanecessem em casa e diversas escolas públicas tiveram suas aulas suspensas durante a semana.
San Francisco é destino de muitos viajantes e possui diversos pontos turísticos, por isso, existe uma grande preocupação quanto aos incêndios próximos. No entanto, apesar dos impactos ambientais, não há registros de destruição ou feridos na cidade.
– – – – – – – – – – –
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.
Siga-nos nas redes sociais. 😉
O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) anunciou que retomará os voos comerciais nesta sexta-feira, 11…
O Valley of Fire State Park, localizado em Nevada, nos Estados Unidos, estará fechado por…
A banda Coldplay fará um show em Las Vegas em meio à sua turnê “Music…
Os principais parques temáticos da Flórida, Disney World, Universal, SeaWorld, Busch Gardens e Legoland estão…
A atração Jungle Cruise reabriu neste fim de semana no Disneyland Park. Leia mais!
Confira o comunicado sobre o furacão Milton do Walt Disney World, na Flórida. Leia mais!