A gorjeta nos EUA é motivos de muitas dúvidas entre os turistas brasileiros, principalmente quando o destino é Las Vegas. Conhecidas como “tips”, elas são responsáveis por complementar o salário de funcionários que recebem por hora e não têm um fixo garantindo no final do mês.
Diferentemente de como funciona no Brasil, considerando que não é nossa cultura deixarmos gorjetas, é comum questionarmos durante a viagem: Quanto pagar? Devo ou não dar gorjetas? A taxa já não está inclusa nos serviços?
Vamos explicar, neste artigo, como funciona a regra de gorjetas em Las Vegas. Saiba como são cobradas e em quais momentos devemos deixar aquele agrado como forma de agradecimento pelos serviços prestados.
A prática de gorjetas em Las Vegas é considerada – de certa forma – uma lei. Não deixar ao menos U$ 1 de recompensa por determinado serviço pode ser visto como ofensivo e até mesmo antipático.
Nos Estados Unidos, o valor da gorjeta pode variar de 10 a 20%, mas isso vai depender do tipo de serviço. Esse valor, por outro lado, não se aplica aos manobristas de hotéis, camareiras, barmans, dealers, entre outros.
Geralmente, esse valor é cobrado em restaurantes, serviços de táxi ou uber, e guia turístico.
As gorjetas nos bares e restaurantes de Las Vegas são extremamente recomendadas. Os atendentes, geralmente, esperam por isso e não são em todos os lugares que a taxa já está inclusa na conta final.
A taxa pode variar de 15 a 20% sobre o valor total da sua conta, onde o quando decidir apagar vai depender do serviço prestado. Por exemplo, se você se sentiu bem atendido, é recomendável que se pague de 18 a 20%. Caso contrário, você pode optar por pagar apenas 15% de gorjeta.
Em Las Vegas, são poucos os restaurantes que incluem a gorjeta na conta. Geralmente, quando a reserva é para mais de 6 pessoas, a taxa de serviço é cobrada automaticamente. A dica é verificar se em sua conta está descrita a informação “Gratuit Included”. Isto significa que não é necessário deixar a gorjeta para o garçom.
Dica: não espere que os atendentes calcularem o valor da gorjeta, pois é você quem irá definir.
Se estiver em algum bar e solicita uma bebida diretamente no balcão, deixe ao menos U$ 1 ao barman para cada pedido.
A maioria dos hotéis de Las Vegas cobram uma taxa chamada “Resort Fee” no momento de sua reserva. Neste caso, você paga por todos os eventuais serviços, como: camareiras, carregadores, manobristas, piscinas, internet, entre outros. As gorjetas, portanto, acabam sendo opcionais, mas são sempre muito bem-vindas a esses funcionários.
Para os carregadores de malas nos hotéis, é recomendável deixar pelo menos U$ 1 por cada volume. É interessante também deixar uma gorjeta de U$ 2 para as camareiras, que se responsabilizam pelos serviços de quarto. Lembre-se apenas de deixar em locais visíveis.
Os manobristas dos hotéis – conhecidos como serviços de valet – costumam receber gorjetas. Deixe de U$ 2 a U$ 5 de acordo com o tempo que aguardar seu carro.
Os cassinos dos hotéis de Las Vegas costumam servir bebidas gratuitamente para quem estiver jogando. Porém, é interessante deixar ao menos U$ 1 de gorjeta para cada bebida. Se achar mais conveniente, as fichas também são aceitas pelos atendentes.
Dica: se quiser fazer um upgrade de quarto, vale deixar de 10 a 20$ de gorjeta para o recepcionista. Pode parecer estranho por lembrar suborno, mas é uma prática comum e isso facilita muito na hora de escolher outro acomodação para sua hospedagem.
Se você optar por utilizar táxi ou uber em Las Vegas, vale a pena ficar atento(a) às gorjetas também. A taxa cobrada pelo serviço para corridas acima de U$ 15 pode variar de 10 a 15%. Em caso de viagens curtas, se for possível, deixe de 1 a 2 dólares.
Na hora de pagar pelo serviço, se possível, tente sempre arredondar para mais ou menos o valor da corrida. Isso facilita muito na hora de calcular calcular o troco e a gorjeta.
Se estiver de malas, considere acrescentar U$ 1 para cada volume carregado.
Esperamos que nossas dicas o ajudem a aproveitar melhor sua viagem para Las Vegas. Deixar gorjetas para serviços que são fundamentais garantem a possibilidade de viver uma experiência positiva em seu roteiro. ?
– – – – – – – – – – –
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.
Siga-nos nas redes sociais. 😉
O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) anunciou que retomará os voos comerciais nesta sexta-feira, 11…
O Valley of Fire State Park, localizado em Nevada, nos Estados Unidos, estará fechado por…
A banda Coldplay fará um show em Las Vegas em meio à sua turnê “Music…
Os principais parques temáticos da Flórida, Disney World, Universal, SeaWorld, Busch Gardens e Legoland estão…
A atração Jungle Cruise reabriu neste fim de semana no Disneyland Park. Leia mais!
Confira o comunicado sobre o furacão Milton do Walt Disney World, na Flórida. Leia mais!